Em São Paulo, máquina troca resíduos por descontos na conta de luz e no metrô

As máquinas que trocam resíduos sólidos por uma série de benefícios não são mais exclusividade de outros países do mundo.

maquina-ecod.jpg
O sistema foi instalado na linha 4 do metrô paulistano
Imagem: Divulgação

 Esses equipamentos já são realidade em alguns pontos da cidade de São Paulo, por exemplo, onde podem ser utilizadas para a destinação de garrafas plásticas e latas de alumínio, oferecendo como contrapartida descontos na conta de luz e créditos no bilhete único de transporte.

Batizado de "Retorna Machine", o sistema foi instalado na linha 4 do metrô paulistano. Para depositar os resíduos, basta acessar o terminal da máquina e criar um perfil com nome de usuário, e-mail e senha.

 Em seguida, você poderá depositar até 10 embalagens por dia, que podem ser latinhas, garrafas de 350 ml até 2,5 litros. A máquina criada pela startup Triciclo lê e armazena cada um dos objetos, que são recolhidos pela central todas as noites e enviados para a indústria recicladora e para a cooperativa Vira Lata.

Para que os descontos sejam realmente relevantes, é preciso que a reciclagem através da máquina se torne um hábito diário. Cada latinha vale 15 pontos, e uma garrafa plástica, 10. A cada 20 pontos o usuário receberá no Bilhete Único um crédito de R$ 0,07 centavos, e a cada 100 pontos pode-se receber R$ 0,27 de desconto na luz. 

Medidas semelhantes já estão em funcionamento também no Rio de Janeiro e em Niterói (RJ).


(Fonte: ECOD)